FAQ - Perguntas Frequentes

1. Como e quando o livro "Os Oito Guardiões Contra o Reino de Vostrom" surgiu?

    A ideia veio em 2008, quando eu percebi que já tinha uma variedade de influências como literatura, animes, seriados, jogos eletrônicos, filmes etc. então tive a ideia de passar da mente para o papel meus personagens, cenários, enredos, detalhes, pensamentos, ideias, tudo no âmbito da literatura fantástica, minha paixão. Eu finalizei o “Livro de Contos I” (que são 10 contos, entre eles: um caso policial, uma peça de teatro, uma família envolta em uma misteriosa cidade, o dia-a-dia de um asilo diferente, uma conversa cômica no parque etc.). Desde lá, quando posso, trabalho no meu romance “Os Oito Guardiões” e em livros de contos que espero em breve publicá-los.

2. Como seus personagens, cenários e enredos são criados?

    Através de treinamento e prática, eu criei técnicas que me ajudam a trabalhar com todos esses elementos. O que eu faço basicamente quando tenho uma ideia de algum personagem, cenário ou enredo, é anotar num papel e depois passar para uma ficha técnica, onde coloco todos os detalhes, assim, eu tenho controle sobre tudo que eu crio e posso passar a ideia adiante ou mudá-la quando quiser. Ou seja, com essas fichas, eu posso criar um personagem, cenário ou enredo em janeiro, e voltar a trabalhar neles em dezembro, sem problema algum, pois tenho o controle sobre eles.

3. É necessário um dom ou algo do tipo para escrever?

    O que acho necessário para escrever é basicamente: paciência e dedicação. Com a prática e o passar do tempo é natural que o escritor vá aprimorando sua escrita. Quando se cria desde um simples conto, por exemplo, mesmo de poucas páginas, ele pode levar muitas horas de edição, o que significa que o autor pode ter trabalhado nele por dias, semanas, meses até. O pensamento se estende para um romance, que é uma narrativa longa, onde se pode levar até anos para concluí-lo, a depender de cada autor, e o resultado final é fantástico. Não há nada mais valoroso do que ver sua ideia ganhar vida e ser apreciada ou até criticada por outros, é sinal de que aquilo tem algum valor.

4. Quanto tempo você emprega para realizar um conto, e um livro?

    Vai depender da dedicação e do tempo disponível que tenho, que vai desde poucos dias até anos. Eu disponibilizo nos detalhes técnicos dos contos que aqui coloco para download o tempo de edição de cada conto, mas em média varia de 7 a 60 horas de edição por conto. Já “Os Oito Guardiões” eu tenho trabalhando nele desde 2008 e ainda não concluí, espero em breve ter o prazer de finalizar o volume I.

5. Por que não criou logo diretamente um romance, em vez de um livro de contos?

    Primeiramente eu fiz alguns capítulos do “Os Oito Guardiões”, depois vi que não estava tão maduro e bom quanto esperava, decidi então treinar. Por isso fiz contos de diversos temas, onde poderia abordar e treinar minha criatividade em relação a uma diversidade de personagens, cenários e enredos.

6. Quantos livros em média você lê por ano?

    Eu sempre estou lendo uma variedade de assuntos (ciência, tecnologia, saúde, engenharia, aviação, literatura, estilos literários, arte de escrever, editar livros, autoajuda, etc.), e que vão desde revistas, jornais, livros, sites etc. Muitos deles são comprados, alugados, emprestados ou presentes. Basicamente toda semana finalizo um livro, o que dá uns 52 por ano.

7. O que está achando do crescimento nos últimos anos da literatura fantástica no Brasil?

    Está excelente! Os escritores me enchem de orgulho. Fico muito feliz quando encontro algum escritor nacional nas livrarias, e vou logo atrás de fazer amizade nas redes sociais e saber um pouco daquele escritor(a) (o que faz, como escreve, algumas dicas, seus pensamentos etc.). Tenho um grupo do facebook que se chama “Literatura de Elite”, onde estão os principais escritores nacionais atuais de literatura fantástica, lá nós discutimos sobre o processo criativo de nossos personagens, cenários, enredos, críticas, elogios, comentários e o que mais vier. Espero brevemente fazer jus a cada um deles com meus livros publicados.

8. Como autor cearense, como pretende enfrentar o mercado de novos livros e escritores que surge toda semana no país?

    Acredito que não importa de onde surja ou nasça o autor. Se os personagens, os cenários e o enredo tiverem qualidade e forem fantásticos, inovadores, surpreendentes, cativantes, emocionantes, as pessoas vão querer ler, comprar e divulgar, não importando de onde venha.

9. Sabe-se que o brasileiro lê pouco em relação a outros países. Qual é na sua opinião o principal motivo?

    Acredito que o governo poderia realizar mais incentivos à cultura relacionados à literatura em todas as capitais e demais cidades (mais feiras de livros e eventos relacionados), já que possui um dos menores orçamentos entre os 24 Ministérios. Por outro lado, existe uma competição de lazer entre: esportes, jogos eletrônicos, programas de TV, filmes, cinema, redes sociais etc. Da minha parte já realizei algumas “Oficinas de Criação Literária” e Clubes do Livro em minha cidade: Fortaleza-CE, onde promovi o incentivo à leitura e escrita. Espero realizar muitas outras!

10. O que está fazendo atualmente pela literatura e quais são seus projetos futuros?

    Estou atualmente no processo de revisão e finalização do livro "“Os Oito Guardiões Contra o Reino de Vostrom"”, um livro de literatura fantástica com todos os elementos que juntei em toda a minha vida de influência de livros, jogos eletrônicos, filmes, seriados, animes etc. e pretendo publicá-lo brevemente, junto aos outros volumes, em sequência.
    Tenho outros dois livros de contos para finalizar, sobre diversos temas: mistério, suspense, terror, fantasia, aventura, ficção científica, policial etc.
    Pretendo realizar outras “Oficinas de Criação Literária” e Clubes do Livro onde levo o incentivo à leitura e escrita. No minicurso Oficina de Criação Literária eu comento sobre o processo criativo, apresento as técnicas das fichas de personagens, cenários e enredos que utilizo no meu livro, e, durante a oficina, faço exercícios de criação literária junto aos participantes.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!