Depoimento de um escritor (2012)

28/05/2014 10:33

 

Olá pessoal! Tudo bem?

Hoje mostrarei uma dica literária diferente: em 2012, uma aluna do curso de letras da minha universidade pediu que eu fizesse um depoimento contando meu processo de escrita. Eis que tive a ideia essa semana de disponibilizar na íntegra o texto abaixo:

 

DEPOIMENTO DO LIVRO “OS OITO GUARDIÕES”

Autor: Pablo Vargas

Data: 21/04/12

 

1. INTRODUÇÃO

 

Vou comentar aqui o processo de criação do meu livro, consequentemente a formação de capítulos bem como outras características pertinentes. Vale lembrar que acredito que cada autor tem sua maneira de criar, suas particularidades e demais detalhes. Esta é a minha.

Primeiramente eu pensei no gênero que eu queria trabalhar, cheguei a conclusão de que seria literatura fantástica, minha favorita, que a meu ver envolve fantasia, aventura, suspense, ficção científica etc., interlaçando os mesmos no decorrer do livro, fazendo então assim os primeiros esboços sobre o que eu queria, que recado eu gostaria de passar para os leitores, definindo assim, a estrutura da obra.

 

2. DA AMBIENTAÇÃO

 

Logo mais iniciei a parte de ambientação, criando os locais, cidades, lojas, comércios diversos, residências, estradas, rios, montanhas etc., fazendo todo um cenário para o livro, que no total são 08 (oito) cidades principais. Todo o livro se baseia em locais criados e não existentes na Terra.

Utilizo sempre o que eu chamo de "fichas", que são documentos onde eu mantenho um padrão (vegetação, clima, lojas, principais locais públicos, fauna local etc.) escrevendo nessas fichas as informações que acho necessárias, e se necessitar, modifico/atualizo no decorrer da produção do livro. Sempre que vou escrever, mantenho essas fichas do meu lado, para pesquisa, pois quando quero lembrar de algum detalhe, recorro a elas rapidamente.

Como eu queria criar um livro com uma grande universalidade, ou seja, uma variedade complexa e rica de ambientações, povoados, culturas, objetos criados pelo homem, estruturas físicas da natureza (fauna e flora), achei por melhor criar 08 (oito) cidades bem diferentes. Cada uma delas ambienta um clima, vegetação e tópicos especiais característicos. Estas ambientam: neve, deserto, vulcão, urbana, comum, floresta, pantanosa etc.

 

 

 

 

3. DOS PERSONAGENS E SINOPSE DO LIVRO

 

O passo seguinte à ambientação foi idealizar os personagens seguidos da trama principal. Eu optei pela temática "jornada", na qual um personagem principal parte de sua cidade para cada uma das cidades para formar um grupo para combater um perverso vilão que quer dominar todas elas. No que tange à criação de cada personagem, o fiz da maneira como a criatividade e sapiência me mostravam, arquitetando uma personalidade e atributos físicos para cada personagem de cada cidade correspondente. Novamente recorri à minha técnica de criação de fichas, desta vez “fichas de personagens principais”, como também existem fichas dos personagens do grupo do mal, fichas dos personagens secundários etc. Da mesma maneira como uso as fichas das cidades, eu uso todas elas ao meu lado para me recordar das dezenas de informações que criei e utilizá-las quando estou no processo de criação, escrita, expressão, ou como queiram os teóricos assim chamar.

 

4. DA ESTRUTURA DO LIVRO E DOS CAPÍTULOS

 

            Ao idealizar todos os personagens (dezenas), cenários e demais detalhes, fiz um resumo geral do que estaria no livro (acontecimentos gerais como resgates, lutas, perigos, perdas, ganhos, momentos felizes e tristes, sentimentos, sensações diversas etc.) que eu queria que estivessem presentes no livro. Vale a pena salientar que no decorrer dos anos, pois escrevo o livro desde agosto de 2008 e pretendo concluir neste ano de 2012, modifiquei muitos detalhes e estruturas principais no livro.

Decidi então que o livro teria 25 (vinte e cinco) capítulos, podendo haver mais ou menos, apenas numerei para critério de organização. Em cada capítulo eu escrevo primeiramente os acontecimentos principais (apresentação do personagem, problemática, busca, fuga, pequenos diálogos etc.) em linhas separadas e destacadas, fazendo o que chamo de “linhas de criação”. Eu faço o mesmo para cada capítulo seguinte, até chegar ao final. Então eu tenho vários capítulos com várias linhas de criação, com isso tenho um esqueleto (estrutura) do meu livro. Após essa grande etapa de resumir os capítulos, eu inicio o processo de escrita em cada um deles, destrinchando e ampliando as linhas de criação, concluindo então um capítulo atrás do outro.

No presente momento, abril de 2012, estou em 75% do livro. Já realizei todos os resumos dos capítulos e estou escrevendo nos mesmos, abrindo as linhas de criação.

            Após o esboço do primeiro livro, vi que eu podia escrever mais, então criei resumos para mais livros, totalizando a saga com 08 (oito) livros. Se vou escrever todos estes livros, somente o tempo dirá.

 

5. DAS CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES DO MEU PROCESSO DE ESCRITA

 

1) Sempre escrevo com minhas fichas (personagens, cenários, resumo etc.) do meu lado;

2) Utilizo softwares de dicionário e de sinônimos de palavras no notebook;

3) No início, até o capítulo 5, escrevia com caneta e papel, mas depois que vi que demorava muito para passar para o notebook, então resolvi escrever direto no notebook, e assim vai até hoje;

4) Não tenho um tempo certo para escrever (manhã, tarde, noite, madrugada, final de semana), mas definitivamente escrevo bem mais nas minhas férias da faculdade;

5) Tenho dificuldade em criar nomes de personagens, locais ou qualquer coisa que precise de um nome, mas tento utilizar dicionários de nomes;

6) Apesar de ser um livro de ficção, é quase uma biografia disfarçada, pois muito da minha vida está no livro, como pessoas que eu convivi, situações pelas quais passei, dentre outros que somente as pessoas próximas vão reconhecer de onde eu tirei algumas ideias;

7) Pelas minhas contas, em média demoro 1h (uma hora) para finalizar 01 (uma) página, com diversas revisões, correções e tudo mais;

8) O número 08 (oito) é bem recorrente no livro, pois é meu número favorito;

 

Para mais informações, acesse: www.osoitoguardioes.com.br

 

Atenciosamente,

 

PABLO VARGAS

 

# O TEXTO ACIMA FOI ESCRITO EM 2012.