Truques do escritor (parte 02)

19/11/2014 21:07

Truques do escritor – parte 02

 

Olá!
 

Essa é a continuação dos “truques do escritor”. À medida que for me lembrando eu escrevo aqui algumas dicas que eu considero valiosas, não por eu simplesmente estar escrevendo-as, mas porque não vejo esse tipo de informação em lugar algum, pois é muito pessoal de cada escritor, alguns até não gostam de citar por medo de plágio ou de compartilhar os “truques” da “arte da escrita”. Mas eu costumo dizer que sou o “Mister M” dos escritores, então conto tudo mesmo, pois o objetivo aqui é compartilhar informação. Aproveitem e façam seus julgamentos, porque nada aqui é absoluto, me critiquem e filtrem o que digo, não aceitem tudo. Mas deixemos de papo e vamos lá:

 

TRUQUE DO ESCRITOR No. 03: Crie linhas/ideias iniciais para trabalhar

 

         Eu fiz isso esses dias. É uma parte do livro “O Caminho dos Mortos”, onde eu faço intervalos (alguns capítulos alternados) entre a narrativa de ação (onde tem os mortos-vivos) e a de lembranças. O capítulo 2 é uma parte que vai iniciar essas lembranças, de como era tudo antes da aparição dos zumbis. Note que eu escrevi as ideias principais que eu gostaria que tivesse no texto, para depois trabalhar nelas. Essa concepção das ideias eu considero uma das partes mais importantes do processo de escrita e desenvolvimento da narrativa, pois é a partir dessas linhas simples/superficiais que todo o capítulo vai se desenrolar. A partir dos números de zero a seis, eu vou criando/escrevendo/desenvolvendo cada um deles. Observe o texto abaixo.

 

Início de uma parte aleatória do texto

 

Capítulo 2: As lembranças dos vivos

 

Gravação de Will

 

0) Will para, se afasta um pouco do grupo e começa a ver várias gravações (através do celular ou outro dispositivo tecnológico, inventar ou não) de sua amada, momentos dos dois juntos e outras cenas relevantes (exemplo: um amigo gravou os dois conversando, discutindo, se beijando etc.).

 

1) Pescaria;

 

2) Aniversário de namoro;

 

3) Briga de casal;

 

4) Passeio de bicicleta;

 

5) Lavando os pratos em casa/dia de arrumação da casa;

 

6) No final do capítulo fazer com que Will volte seus pensamentos para o momento atual (problemática com os mortos-vivos), trazendo o sentimento de como era bom antes de tudo mudar.

 

Fim de uma parte aleatória do texto

 

Alguns desses pontos eu vou incluir, se eu achar que ficaram bons, outros eu posso tirar, se eu achar que não ficaram bons, então tudo vai depender do desenrolar do texto, quando eu fizer as revisões e observar que ficou bom ou não. Como também posso incluir outras partes e, claro, o resultado, como de qualquer texto de um escritor, você só vai conferir quando adquirir o livro.

 

 

 

TRUQUE DO ESCRITOR No. 04: procure dar sentido a qualquer nome e número no texto

 

Seguinte, eu, sempre procuro colocar nomes próprios baseados em alguma referência que eu lembro e tive daquele assunto. O ideal pra nomes é você saber o significado e casar aquele nome com a personalidade do personagem, busque um dicionário de nomes ou de bebês que ajuda muito.

Pra citar um exemplo, eu gosto muito de mangás e animes, então, escolhi um nome típico japonês para homenagear um personagem, o outro nome é porque o nome lembra uma arma, em inglês. Outro exemplo é algum amigo (a) de sua infância ou que fez algum sentido em sua vida e não está mais presente, e ela lembra bastante aquele personagem que você fez, e por aí vai...sempre que vou colocar nome em um personagem faço isso.

Outro caso são os números, onde eu procuro sempre fazer alguma associação com o momento. No livro Os Oito Guardiões Contra o Reino de Vostrom, nenhum número eu chutei, se por acaso você ver lá que se passaram quarenta minutos, é porque eles estão na cidade número 4 (multiplicado por 10, por exemplo), se são 36 degraus, é porque eles estão na cidade número seis e estão em seis pessoas, e por aí vai, entre dezenas de outros exemplos bestas, mas que se eu te explicar um a um, seguem uma certa lógica ou fazem algum sentido.

 

 

Outro dia escrevo mais.

Desligue a TV/internet/redes sociais e vá ler ou escrever um livro!

Abraços!

Pra frente!

 

PABLO VARGAS