Truques do escritor (parte 03)

21/11/2014 14:34

 

 

Olá!


Vamos à terceira parte dos “truques do escritor”. Espero que gostem e aprendam um pouco o meu jeito de escrever e, lembrando, cada autor vai ter seu estilo e técnicas pra desenvolver sua escrita, então procurem sempre criticar e não aceitar tudo que lhes é falado. O ideal é que você fale e/ou aprenda com o maior número de escritores possível, assim você saberá como cada um desenvolve seus textos. Vamos lá:

 

 

TRUQUE DO ESCRITOR No. 05: Antes de iniciar/retomar seu texto, ouça uma música temática

 

Quase sempre eu, antes de iniciar/retomar um texto, procuro saber em que parte estou e vejo se tem alguma música ideal pra aquele momento (ouvir durante uns 5 minutos e de olhos fechados imaginando as cenas que acontecerão). Por exemplo, atualmente estou escrevendo “O Caminho dos Mortos”, então, gosto de ouvir músicas que me lembrem stress, agonia, perseguição, ação, ritmo frenético, todas me encaminhando e colocando-me no clima que irei escrever nos minutos a seguir, então busco esses tipos de músicas: Rob Zombie, Combichrist (https://www.youtube.com/watch?v=LymDcCpcn3U) e por aí vai...

 

Se, a temática for algo mais fantástico, busco músicas de um estúdio chamado X-Ray Dog (https://www.youtube.com/watch?v=ZWd-lxVTsFc), eles tem muitas músicas temas de trailer, épicas, fantásticas etc. Escutei muito para desenvolver Os Oito Guardiões Contra o Reino de Vostrom. Se o seu caso for algo mais dramático, então o ideal seria aquelas músicas emotivas, tristes etc (https://www.youtube.com/watch?v=Aly8mmRsFuQ), que lhe transportam para aquela ambientação, nisso você conseguirá sentir mais o clima do seu próprio livro e assim levar o leitor a entender aquele sentimento que os seus personagens estão passando. E assim com os variados estilos musicais, a depender do seu texto, claro. Se quiser poderá escrever escutando aquelas músicas determinadas, isso também ajuda, mas às vezes atrapalha, então se isso acontecer, desligue as músicas e só escreva.

Então é isso, ouça por alguns minutos um estilo de música adequado ao seu texto e mãos à obra!

 

 

TRUQUE DO ESCRITOR No. 06: utilizando “outros recursos” no texto: não só narre, mas mostre

 

Como é seu texto, fique à vontade para colocar o que você quiser nele, de acordo com o gênero e estilo, para que não fique algo solto, por exemplo, no O Caminho dos Mortos, existe uma ênfase muito grande com relação aos horários, pois eu conto o que está acontecendo “atualmente” e faço alguns flashbacks, como também, os personagens tem um tempo certo pra chegar no navio para serem salvos. Então fiz o seguinte em alguns inícios e fins de capítulos.

 

Exemplo:

 

Dia: 2

Horário: Aprox. 3h da manhã

 

Parece e é simples, mas já ajuda bastante para situar o leitor em que momento da narrativa ele se encontra, principalmente se a narrativa tem vários personagens e eventos ocorrendo em paralelo, pois pode chegar uma hora que tudo aquilo fica confuso, por mais que você conte bem sua história.

 

Para dar verossimilhança ao seu texto, pode colocar/inventar trechos de jornal, de algum fictício ou que existe mesmo, se, no caso, a sua narrativa ocorrer naquela cidade onde o jornal é impresso/lido.

 

Exemplo:

 

Jornal Antes do Fato

 

 

Estações do ano também são utilizadas como marcações de texto para dar uma ênfase no momento/clima, principalmente se a história se passa no decorrer de um ano, pois teremos as quatro estações.

 

Exemplo:

 

Inverno, 2015

 

 

Invente as marcações que quiser, você é o autor(a) daquele texto, então, sinta-se livre na arte de escrever.

 

Inspire-se: leia!

Bons textos!

Abraços!

 

PABLO VARGAS