Horários e locais para escrever

15/03/2014 00:40

Olá pessoal! Espero que vocês estejam bem!
Bom, hoje vou falar um pouco sobre onde escrevo e em que horários/situações.

HORÁRIOS:
    Pra começar, não é que existem horários ideais, você escreve na hora que dá e quando se sentir disposto pra isso, porque às vezes, no meu caso, se eu não estiver com a mente descansada e equilibrada (sem stress) não produzo, não funciona. Às vezes é bom forçar, outras vezes nem tanto. E claro, o descanso é mais do que necessário. E vai depender claro, da sua disposição e pressão social (trabalho, esposa, marido, filhos, casa, etc.). Mas toda pessoa que quer se tornar um escritor(a) tem que arrumar tempo...senão passa dias, semanas, meses, anos e nunca vai escrever nada. Disciplina aqui conta demais! 
    Gosto de escrever à noite em casa porque é um horário que a maioria das pessoas que você conhece já está descansando e se preparando para dormir (você vai ter mais paz), então eu gosto de estar na frente do notebook entre 22h e meia-noite (nada de redes sociais ligadas, desliga tudo isso, e a TV também só atrapalha. O horário de escrita é um horário sagrado de concentração: minha dica). Outras vezes, um sábado e/ou domingo à tarde pode ser bem produtivo. E, óbvio, nada de ficar na frente da TV o domingo inteiro, isso não tem futuro pra ninguém (minha opinião). Escreva quando se sentir bem e com vontade, a hora que conseguir...porque aos poucos você vai vendo o seu texto tomar forma e vai se empolgar e animar para continuar aquela narrativa.

LOCAIS:
    Bom, aqui já é algo que a maioria dos escritores (iniciantes ou experientes) concorda: não dá pra escrever em local barulhento (shopping, bares, restaurantes etc.) porque geralmente lá tem pessoas que conversam e muitas vezes alto! A não ser que seu restaurante seja um bem tranquilo...

    Livrarias são ótimos locais pra escrever, desde que tenham alguma mesa para tomar seu café/suco/água/etc e colocar o notebook ou sua caderneta com suas anotações. De vez em quando eu vou para o aeroporto escrever, porque lá é 24h, tem o custo do estacionamento pra quem for de carro, mas em compensação pode ser revelar um local ótimo para escrever (estou fazendo isso agora aqui porque vim escrever hoje no aeroporto!), é tranquilo, e não tem tanto barulho quanto os shoppings. 

    A biblioteca da minha universidade é bem ampla e é também um ótimo local para se escrever.

    Em casa dá pra escrever, mas você tem que ter muita disciplina senão se distrai facilmente e parte pra fazer outra coisa na primeira oportunidade que sua mente se cansar.

No mais é isso, assim que der passo mais dicas.
Espero que tenha sido produtivo para você, escritor!
Pra frente!

PABLO VARGAS