Pratique seu talento o máximo que puder

27/05/2014 21:19

 

Olá escritores!

 

    Sim, porque não? Escritores! Todos nós! Como dizia José Saramago: “Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.”

    Esse talento está presente em todas as pessoas. Até mesmo em você que nunca escreveu ou finalizou um livro!

    (Observação: sempre é válido lembrar que o que escrevo aqui é minha opinião. Você tem a escolha de aceitar, criticar, corrigir, melhorar o que quiser, fique à vontade! Até porque esse texto não tem fins lucrativos nem tampouco é apoiado por determinadas empresas ou pessoas. É simplesmente de minha autoria e tem por objetivo ajudar/orientar pessoas que gostariam de um dia terminar seu livro, seja de narrativas, pensamentos etc.).

 

Praticando seu talento:

    Você pode se perguntar: "mas que talento?" Ou pode dizer: "eu nunca escrevi, ou escrevo muito pouco". Algo que acredito muito é na prática. Essa sim é uma das maiores ferramentas do seu humano, e, em certas ocasiões, muito mais importante do que teoria. Já parou para pensar que às vezes, quanto menos você se planeja, mais você executa? O planejamento é peça fundamental para cumprir prazos e saber onde você quer chegar, mas se você é mais teórico e nunca executa o planejado, então nunca vai conseguir terminar algum projeto.

Numa tarde de abril em que aproveitei pra escrever numa livraria. Ninguém me pressiona ou pede pra fazer isso. A maioria nem sabe, aliás. Eu simplesmente tomo a iniciativa e vou.

 

    Se possível, tente reservar um horário fixo, ou algo próximo a isso (uma faixa de horas de algum turno, ou um dia específico) para a prática da escrita. Eu pratico todo dia passando e-mails, trabalhos de faculdade, estudando pra provas, fazendo resenhas como esta ou para outro sites, escrevendo minhas narrativas, enfim, no seu dia-a-dia e em sua profissão muito provavelmente você vai ter que praticar a escrita. E quanto mais você ler livros, artigos, revistas, jornais, sites com conteúdo confiável, melhor para seu “talento”, pois na verdade, em muitos casos, esse talento é devido a algo que alguém se dedicou muito, com bastante esforço e perseverança. Quanto mais leio, mais me torno criativo, e consequentemente mais qualidade de escrita vejo nos meus textos, o que é um processo natural para todo escritor, melhorar com o tempo. Dedique-se! Coragem! Leia e escreva, leia e escreva, leia e escreva, diariamente.

 

Não espere oportunidades!

    Não espere determinadas situações melhorarem na sua vida. Pode até ser que elas demorem a passar, e, quando vê, aquele momento que você achava que não era oportuno, na verdade era, mas já passou...e passou. Ou de repente você vai esperar as férias chegarem e quando viu, elas passaram ou você teve que fazer outras coisas. Enfim, quando tiver disposição, física e mentalmente, no meio da semana, durante qualquer fase da sua vida, escreva, exercite seu dom. Você vai saber exatamente quando terminar um capítulo como é incrível a sensação que um escritor tem pelo seu trabalho cumprido.

 

Se quiser escrever, priorize a escrita em seus hábitos.

    Parece um tanto óbvio, mas não é! Sabe aquele turno em algum dia da semana que você pode escrever, mas faz outras coisas? Dedica-se a outras atividades que não são do seu âmbito profissional? Pois é, quando se tem o hábito de escrever, é nessas horas que os escritores ligam seus computadores, ou pegam papel e caneta e retomam suas narrativas! Pode ser em quaisquer circunstâncias (escrever em vez de ligar a tv/computador para fazer outras coisas; escrever em vez de fazer coisas inúteis (você sabe o que estou falando!); entre uma porção de situações!), o que importa é estar escrevendo e praticando, e o melhor, ver seus textos ganharem vida, emocionando as pessoas, deixando sua marca eterna, enviando sua mensagem ao mundo!

    Bom, era isso que eu tinha para falar hoje. Aqui me despeço, enviando um recado simples e fácil de decorar: coragem, coragem e coragem!

    Cheguei à conclusão (pelo menos até hoje) que essa é a maior ferramenta que o ser humano pode ter.

 

    Espero que tenham gostado! Até uma outra dica literária!

 

Abraços!

PABLO VARGAS