Truques do escritor (parte 01)

15/10/2014 13:04

 

Olá, nobres!

 

Pode parecer nem tanto um truque ou segredo, mas as dicas abaixo acredito serem bem valiosas, principalmente porque só sabe quem tem a experiência/prática de escrever. Com o tempo, é normal que você, como qualquer um que deseja se tornar um bom escritor (a), comece a criar seus próprios métodos e técnicas, qualquer coisa que funcione com você é válida, e, se funciona com você, pode funcionar com outras milhares de pessoas que escrevem ao redor do mundo. Pense nisso!

 

TRUQUE DO ESCRITOR No. 01: Recado para si mesmo

 

Início de uma parte aleatória do texto

Tocou a campainha só de hábito, se identificando e dizendo que era um grupo de sobreviventes, mas nenhuma resposta do lado de dentro da residência. Márcio e Marcílio olharam as janelas e viram nenhum movimento.

- Sinal verde: vamos entrar! – disse Will.

Constataram alguns móveis quebrados, mas nada de muita bagunça. Seja o que tivesse ocorrido, trataram logo de expulsar todos os zumbis daquela mansão. Se encantaram com o amplo salão de entrada, que continha vários quadros na parede, esculturas em pilares, armas brancas em caixas cúbicas de vidro, engrenagens (colocar outros objetos que lembrem engenharia, detalhar mais etc) de diversos tamanhos e formatos nada convencionais envoltas em todo a mansão-museu.

Fim de uma parte aleatória do texto

 

Nessa parte, eu não quero escrever sobre os vários objetos que devem lembrar a engenharia no momento (pois quero seguir adiante na narrativa), então eu coloco um recado para o “eu futuro”, dizendo que mais na frente melhore essa parte, pesquise etc. e então eu prossigo com minha escrita, deixando esse detalhe pra depois. O mesmo para diálogos e descrições diversas.

 

 

 

TRUQUE DO ESCRITOR No. 02: pausas causam uma curiosidade inquieta

 

Pode observar em filmes, seriados, novelas, animes etc. que muitas vezes o roteirista preferiu fazer uma pausa estratégica, para que você leitor/espectador fique curioso num nível intenso! De uma maneira que você tem que terminar e saber o final daquela situação o quanto antes! Faça isso às vezes em seus textos e verá o quanto ficará bom, prendendo o leitor na sua narrativa. Observe o exemplo abaixo:

 

Início de uma parte aleatória do texto

Stephen, com Guno nas costas, tomou impulso e saltou com toda a força que tinha, vendo tudo escurecer em seguida, mas ainda teve chance de ouvir Will:

- Stephen! Stephen! Acorda! Mas que porcaria!

 

---xxx---

 

Milena e a jovem que a seguia desde a biblioteca municipal foram levadas para uma sala improvisada onde na porta estava escrito “cela”.

Fim de uma parte aleatória do texto

 

Essa foi a parte 01 dos truques do escritor. Na segunda e demais partes coloco outros exemplos.

 

Desligue a TV e escreva um livro!


Forte abraço!

 

PABLO VARGAS